Liderança= é a projeção de liderança sobre os demais, com capacidade da persuasão, compulsão e exemplo. Liderança tem a ver e muito com comunicação. Liderança é o poder de agregar pessoas. Podemos ter uma liderança transformacional que tem a ver com a mudança de comportamento. Podemos ter uma liderança transacional= voltada para metas/objetivos. Estilos de Liderança: Autocrática= impositor, dominador, é mais pessoal a busca por resultados. Temos a Democrática= é participativa, há a consulta, há a tomada de decisão baseado na opinião de seus subordinados. E temos a Liberal= deixa acontecer, deixa fazer, dá mais autonomia.
O Líder= não tem autoridade mas tem poder. Nem todos os gestores são líderes e nem todos os líderes são gestores/administradores. A melhor liderança é a situacional onde há: o diretivo, a persuasão, a participação, a delegação. Tudo isso envolve as circunstâncias= nível de motividade e experiência. Se a maturidade do líder é baixa (pouca experiência), o líder= vai ser um líder diretivo (autocrático). Se a maturidade melhorar= torna-se persuasivo (mostrar). Quando o líder adquire média= a maturidade deste líder com + a participatividade e sendo + democrático. Quando o líder adquire uma alta maturidade= + experiência, alto líder de delegar (delegação)= é um líder que sabe transferir responsabilidades.
Grid Gerencial= Grade Gerencial (rede administrativa)= é o método de treinamento de líder. Desenvolvido por William Blake e Jane Mouton. Líder 1.1= Gestão Pobre= exercícios de mínimo esforço para fazer o trabalho. Líder 1.9= Líder de Máxima preocupação com as pessoas e pouca preocupação com tarefas. Líder 1.5= Líder um pouco + preocupado com as pessoas e tarefas. Líder 9.1= Líder que se preocupa + com as tarefas e mínima preocupação com pessoas. Líder 9.9= Máxima preocupação com as pessoas e com as tarefas. Preza pela excelência.