MERCADO DE CAPITAIS
É o mercado onde são negociadas os títulos e valores mobiliários. É o mercado que é fiscalizado e regulamentado pela COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS.
Também conhecido como o chamado mercado de títulos e valores mobiliários.
No mercado de capitais os agentes deficitários negociam diretamente com os agentes superavitários.
EXEMPLOS DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS
Ações, Opções, Debêntures, Contratos a termo, Contratos futuros, Fundos de investimento, comercial papers (Ou notas promissórias comerciais).
MERCADO DE CAPITAIS
• Marcado pela desintermediação financeira;
• Títulos e valores mobiliários;
• Forma “BARATA” para as empresas capitarem recursos.
LEIS RELACIONADAS AO MERCADO DE CAPITAIS
• LEI 4728/65 – LEI DO MERCADO DE CAPITAIS;
• LEI 6285/76 – LEI DA CVM;
• LEI 6404/76 – LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS.
RESOLUÇÕES
— Caracteriza um Mercado de Capitais ser um: segmento do mercado financeiro em que são criadas as condições para que as empresas captem recursos diretamente dos investidores (sem intermediação), através da emissão de instrumentos financeiros (ações, debêntures, bônus de subscrição, etc.), com o objetivo principal de financiar suas atividades ou viabilizar projetos de investimentos.
— A grande finalidade do mercado de capitais é a capitação de recursos de forma mais barata, porque não tem o banco intermediando.
— Com relação ao mercado de capitais, A Lei da Reforma Bancária, de 1964, reestruturou o sistema financeiro nacional e, um ano depois, a Lei do Mercado de Capitais disciplinou esse mercado e estabeleceu as medidas necessárias para seu desenvolvimento.