os 4P’s ( produto, preço, praça e promoção) tem um ALVO (os 4 em equilíbrio tendem a CONQUISTAR e a INFLUENCIAR O PÚBLICO)
os 4P’s também conhecidos como MIX DE MARKETING ou COMPOSTO DE MARKETING
os 4P’s são os PILARES BÁSICOS DE TODAS E QUALQUER ESTRATÉGIA
PRODUTO – variedade de produtos, qualidade, design, características, nome da marca, embalagem, tamanho, serviços oferecidos, garantias, devoluções
PRODUTO INTANGÍVEL – pode ser visto ou manuseado. O design, a embalagem, a cor, são importantes estímulos à compra.
PRODUTO INTANGÍVEL – precisam se basear mais na imagem de confiança na qualidade e na tradição. Não podemos tocar e nem ver ( produtos bancários)
PREÇO – valor monetário expresso numericamente a uma mercadoria, serviço ou patrimônio.
ESTÁ RELACIONADO A PREÇO: lista de preço, descontos, concessões, prazo de pagamento, condições de financiamentos
O preço da venda deverá cobrir – O CUSTO DA MERCADORIA, DESPESAS VARIÁVEIS ( impostos, comissões)
DESPESAS FIXAS ( salário), para poder obter o LUCRO
O PREÇO É O ÚNICO ELEMENTO DOS 4P’s QUE PRODUZ RECEITA ( os demais para serem executados precisam ter despesas)
É um elemento FLEXÍVEL, pode ser mudado rapidamente, diferente dos outros elementos
PRAÇA
Refere – se a disponibilização do produto: CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO, PONTO DE DISTRIBUIÇÃO, PONTO DE ATENDIMENTO, PONTO DE VENDAS
Exemplos: ( agência bancária, caixa eletrônico, telefone e internet)
PROMOÇÃO – É a transmissão de informações da empresa por meio de variados canais de COMUNICAÇÃO para os consumidores
Ferramentas da promoção – PROPAGANDA, PUBLICIDADE, PROMOÇÃO DE VENDAS, FORÇA DE VENDAS< MARKETING DIRETO, RELAÇÕES PÚBLICAS
MIX DE COMUNICAÇÃO tem a ver com o elemento integrante dos 4P's PROMOÇÃO (MERCHANDISING, PROPAGANDA, PUBLICIDADE, PROMOÇÃO DE VENDAS, FORÇA DE VENDAS, MARKETING DIRETO, RELAÇÕES PÚBLICAS