Anotação de Aula

os 4P’s ( produto, preço, praça e promoção) tem um ALVO (os 4 em equilíbrio tendem a CONQUISTAR e a INFLUENCIAR O PÚBLICO)

os 4P’s também conhecidos como MIX DE MARKETING ou COMPOSTO DE MARKETING

os 4P’s são os PILARES BÁSICOS DE TODAS E QUALQUER ESTRATÉGIA

PRODUTO – variedade de produtos, qualidade, design, características, nome da marca, embalagem, tamanho, serviços oferecidos, garantias, devoluções

PRODUTO INTANGÍVEL – pode ser visto ou manuseado. O design, a embalagem, a cor, são importantes estímulos à compra.

PRODUTO INTANGÍVEL – precisam se basear mais na imagem de confiança na qualidade e na tradição. Não podemos tocar e nem ver ( produtos bancários)

PREÇO – valor monetário expresso numericamente a uma mercadoria, serviço ou patrimônio.

ESTÁ RELACIONADO A PREÇO: lista de preço, descontos, concessões, prazo de pagamento, condições de financiamentos

O preço da venda deverá cobrir – O CUSTO DA MERCADORIA, DESPESAS VARIÁVEIS ( impostos, comissões)
DESPESAS FIXAS ( salário), para poder obter o LUCRO

O PREÇO É O ÚNICO ELEMENTO DOS 4P’s QUE PRODUZ RECEITA ( os demais para serem executados precisam ter despesas)

É um elemento FLEXÍVEL, pode ser mudado rapidamente, diferente dos outros elementos

PRAÇA
Refere – se a disponibilização do produto: CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO, PONTO DE DISTRIBUIÇÃO, PONTO DE ATENDIMENTO, PONTO DE VENDAS
Exemplos: ( agência bancária, caixa eletrônico, telefone e internet)

PROMOÇÃO – É a transmissão de informações da empresa por meio de variados canais de COMUNICAÇÃO para os consumidores

Ferramentas da promoção – PROPAGANDA, PUBLICIDADE, PROMOÇÃO DE VENDAS, FORÇA DE VENDAS< MARKETING DIRETO, RELAÇÕES PÚBLICAS

MIX DE COMUNICAÇÃO tem a ver com o elemento integrante dos 4P's PROMOÇÃO (MERCHANDISING, PROPAGANDA, PUBLICIDADE, PROMOÇÃO DE VENDAS, FORÇA DE VENDAS, MARKETING DIRETO, RELAÇÕES PÚBLICAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *