CONEXÃO DE COMPUTADORES
Antigamente a internet era discada, dependia de uma linha telefônica convencional e um modem conectando-se ao provedor
A QUALIDADE DA CONEXÃO DEPENDE:
DA VELOCIDADE DO LINK (canal de dados)
QUANTIDADE DE USUÁRIOS CONECTADOS
TIPO DE CANAL
Fibra óptica – a mais eficiente. Não sofre interferência eletromagnética(chuva, vento..). A desvantagem é que existem regiões que a internet de fibra óptica não podem ser estaladas por falta de investimento em tecnologia)
Difusão – internet sem fio distribuída via rádio. A desvantagem é a maior interferência por radiofrequência
Par trançado UTP – mais utilizado para conexões locais através do cabo de rede. A desvantagem é que sofre interferência eletromagnética (chuva, vento..)
Coaxial – especialidade de empresas de telefonia que a internet é conectada via poste. sofre interferência eletromagnética
(chuva, vento..)
INFRAESTRUTURA FÍSICA DA INTERNET
ROTEADOR – nas aulas anteriores
modo bridge(ponte) – repete o sinal do roteador para outro dispositivo.
HUB’s – nas aulas anteriores
MODEM – é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, para ser transmitido pela linha telefônica. Hoje esta integrado ao roteador
RECURSOS DA INTERNET
TELNET – conexão remota entre computadores
FTP – protocolo (autenticado) de transferência de arquivos (dowload = baixar e upload = elevar) USA o TCP (garante a entrega daquilo que está sendo transportado)
TFTP – Não autenticado – USA o UDP (não garante a entrega daquilo que está sendo tranportado)
E-MAIL – troca de mensagens ”particulares”
CAMADA DE TRANSPORTE
TCP – garante a entrega. todas as informações de transporte da internet usam a FTP (exemplo: EMAIL)
UDP – não garante a entrega. Exemplo de quem usa o UDP (serviços de streaming, video chamada) pois necessitam de maior velocidade.
PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA
FTP – autenticado.
TFTP – Não autenticado