SISTEMA FINANCEIROS E OS SEUS SUBSISTEMAS
Obs>*Sistema é um conjunto de partes que atuam de forma interdependente.
Sistema Financeiros e os seus Subsistemas é um sistema formado por diversas instituições e alguns instrumentos financeiros que atuam de forma interdependente e que uma afeta a outra. Operam no mercado internacional.
Está dividido em dois subsistemas:
• Subsistema NORMATIVO ou REGULADOR;
• Subsistema OPERATIVO ou INTERMEDIADOR.
SUBSISTEMA NORMATIVO é aquele formado por entidades públicas.
Tais como: CMN, BACEN, CVM, SUSEP E PREVIC.
SUBSISTEMA OPERATIVO vai participar desses subsistemas onde temos algumas instituições financeiras, que vão operar nas operações do mercado financeiro.
São eles: Bancos Múltiplos, Bancos de Investimento, Banco de Câmbio, Banco Comercial Financiamento e Investimento, Sociedade Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.
RESOLUÇÕES
— O Sistema Financeiro Nacional é composto de dois grandes subsistemas: Subsistema Normativo e Subsistema de Intermediação. Tendo em vista essa classificação, fazem parte do Subsistema de intermediação as Bolsas de Valores e de Mercadorias e Futuros atuantes no Brasil.
— O Sistema Financeiro Nacional (SFN), conhecido também como Sistema Financeiro Brasileiro, compreende um vasto sistema que abrange grupos de instituições, entidades e empresas. Nesse sentido, Sistema Financeiro Nacional é compreendido por: um conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam, em última análise, a transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) superavitários para os deficitários.