O SEGURO É UMA MODALIDADE DE TRANSFERÊNCIA DE RISCO NA QUAL O SEGURADOR SE OBRIGA A INDENIZAR O SEGURADO, MEDIANTE CONTRATO.
FORMAS DE GERENCIAR RISCOS
1. AUTO SEGURO – É QUANDO O INDIVÍDUO SEPARA OU ACUMULA UM MONTANTE EM DINHEIRO PARA COMPENSAR
DETERMINADA PERDA QUE POSSA OCORRER NO FUTURO.
2. MUTUALISMO – É A DIVISÃO DAS PERDAS ENTRE OS INTERESSADOS. REPARTIR AS PERDAS ESTIMADAS ENTRE ELES SEGUNDO A PARTICIPAÇÃO DE CADA UM NO PATRIMÔNIO TOTAL
3. SEGURO – É A FORMA MODERNA E MAIS USADA DE GERENCIAMENTO DO RISCO. ENVOLVE A TRANSFERÊNCIA DE RISCO NA QUAL O SEGURADOR SE OBRIGA A INDENIZAR O SEGURADO, MEDIANTE CONTRATO. EM TROCA, A SEGURADORA RECEBE O PRÊMIO.
O QUE É O PRÊMIO?
É A SOMA EM DINHEIRO PAGA PELO SEGURADO AO SEGURADOR, PARA QUE ESTE ASSUMA A RESPONSABILIDADE DE UM DETERMINADO RISCO DE PERDA. SE NÃO ACONTECEU NENHUM ACIDENTE E A SEGURADORA NÃO TIVER QUE INDENIZAR NADA, O DINHEIRO DO SEGURADOR FICA PRA ELA. ESTE É O PRÊMIO.
O QUE SINISTRO?
É O TERMO UTILIZADO PELAS SEGURADORAS PARA DEFINIR O ACONTECIMENTO DO EVENTO INCERTO PREVISTO (UMA PERDA) E COBERTO NO CONTRATO.
SEGURO DE VIDA
APÓLICE QUE PREVÊ BENEFÍCIO GARANTIDO A SER PAGO EM UMA DATA ESPECÍFICA OU QUANDO MORRE O TITULAR DA APÓLICE, CASO OCORRA ANTES.
SEGUROS EM GRUPOS
É O SEGURO FEITO COLETIVAMENTE NO SEGURO DE VIDA E ACIDENTES PESSOAIS. É UM CONTRATO GLOBAL,AJUSTADO PELO ESTIPULANTE, EMPREGADOR, CLUBE ETC…
SUBSCRIÇÃO
PROCESSO PELO QUAL UMA COMPANHIA DE SEGUROS OU RESSEGURO ANALISA AS PROPOSTAS APRESENTADAS
PARA COBERTURA DE SEGURO OU RESSEGURO.
TERCEIRO – PESSOA CULPADA OU PREJUDICADA EM ACIDENTE
APÓLICE
É O INSTRUMENTO DO CONTRATO DE SEGURO PELO QUAL O SEGURADO REPASSA PARA A SEGURADORA A RESPONSABILIDADE SOBRE OS RISCOS. A APÓLICE CONTÉM AS CLÁUSULAS E CONDIÇÕES GERAIS, ESPECIAIS E PARTICULARES DOS CONTRATOS E AS COBERTURAS ESPECIAIS E ANEXOS. OU SEJA A OBRIGAÇÃO DA INDENIZAÇÃO.
ADESÃO – ATO OU EFEITO DE ADERIR UM CONTRATO DE SEGURO; CONTRATO DE ADESÃO
ADITIVO – UTILIZADO PARA ALTERAR A APÓLICE SEM, CONTUDO, ALTERAR A COBERTURA BÁSICA NELA CONTIDA.
ATUÁRIA
CIÊNCIA FUNDAMENTADA NA MATEMÁTICA SUPERIOR, CONJUGANDO AS MATEMÁTICAS PURA, FINANCEIRA E ESTATÍSTICA. O ATUÁRIO CALCULA PROBABILIDADES DE EVENTOS, AVALIANDO RISCOS E FIXANDO PRÊMIOS, INDENIZAÇÕES, BENEFÍCIOS E RESERVAS MATEMÁTICAS.
RISCO – É O EVENTO INCERTO. É A EXPECTATIVA DE SINISTRO.
RISCO ACESSÓRIO – QUE NÃO ESTÁ COMPREENDIDO NA COBERTURA PRINCIPAL DO RAMO, PODENDO SER COBERTO, COM PAGAMENTO DE PRÊMIO ADICIONAL
RISCO COBERTO – É AQUELA QUE ESTÁ AO ABRIGO DE UMA APÓLICE EM VIGOR. NÃO É NULO, EXCLUÍDO OU IMPOSSÍVEL
RISCO EXCLUIDO – RISCO NÃO SEGURÁVEIS PELAS CONDIÇÕES DA APÓLICE, AQUELE QUE O SEGURADOR NÃO ADMITE COBRIR. TEM DUPLA NATUREZA, PODENDO SER EXCLUÍDO OU PODENDO SER INCLUIDO NA COBERTURA DO SEGURO.
SEGURO PATRIMONIAL É AQUELE QUE INDENIZA BENS PATRIMONIAIS (COMO CARRO E CASA)