MARKETING DE RELACIONAMENTO (pós marketing)
O MARKETING RELACIONAL TEM O SEU MAIOR FOCO É MANTER OS CLIENTES JÁ EXISTENTE (porque é nisso que consiste um relacionamento)
McKenna (1991), marketing de relacionamento significa CONSTRUIR e SUSTENTAR a infraestrutura dos relacionamentos de clientes.
Como aplicar o marketing de relacionamento
MARKETING DIGITAL – ferramenta para atrair e reter o cliente por meio da internet como canal.
INBOUND MARKETING – visa atrair a atenção de seus prospects ao invés de tentar forçá-los a comprar algo, que para eles, não faz sentido naquele momento.
MARKETING DE CONTEÚDO – promove conteúdo personalizado para seu cliente, esse é o método de marketing
que se baseia na FORMAÇÃO DE UM PÚBLICO FIEL.
CONHECER A AUDIÊNCIA É ALGO FUNDAMENTAL NO MARKETING DE RELACIONAMENTO
CARACTERÍSTICAS DO MARKETING RELACIONAL
INTERATIVIDADE
PERSONALIZAÇÃO
MEMORIZAÇÃO
RECEPTIVIDADE
ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE
O marketing de relacionamento pressupõe COMUNICAÇÃO: INDIVIDUAL, COMUNICABILIDADE (capacidade de se fazer entender) e PERCEPÇÃO (capacidade de entender)
VISA O LONGO PRAZO = MANTER
RETROALIMENTAÇÃO é justamente ter um feedback