Anotação de Aula

UNDERWRITTING ou SUBSCRIÇÕES
Acontece quando uma empresa contrata um INTERMEDIÁRIO FINANCEIRO (sociedade distribuidora de títulos e valores mobiliários) que será responsável pela colocação de uma subscrição pública no mercado primário.

A instituição financeira que realiza operações de lançamento de ações no mercado primário é chamada de UNDERWRITER

instituições autorizadas para estas operações:
BANCOS MÚLTIPLOS ou de INVESTIMENTOS, SOCIEDADES CORRETORAS E DISTRIBUIDORAS

Tipo de underwriting:

UNDERWRITING DE MELHORES ESFORÇOS (BEST EFFORT)
A instituição financeira (corretora de valores ou bancos) faz os melhores esforços de vender todos os títulos emitidos pela empresa, porém, sem nenhuma garantia de que irá vender, e o risco de mercado fica com o emissor dos títulos. (empresa)

UNDERWRITING DE STAND-BY ou RESIDUAL
Onde a instituição financeira se compromete a colocar as SOBRAS junto ao público em um determinado prazo, esperando comprador, caso não consiga vender todos os títulos no prazo estipulado, ela mesma compra para revender posteriormente.

UNDERWRITING STRAIGHT (FIRME)
Subscrição em que a instituição financeira subscreve (compra ações) integralmente a emissão, pra revendê-la posteriormente ao público. Selecionando essa opção a empresa assegura a entrada de recursos e o risco de mercado é do intermediário financeiro(CTVM ou dealers). Ou seja, ela tem certeza que irá ganhar muito dinheiro.

SUBSCREVER é o mesmo que se COMPROMETER que numa determinada data irei ter o direito de exercer a compra de ações ou, antes da data exercer o direto de vender para terceiros

LOTE SUPLEMENTAR (over allotment)
Também chamado de “green shoe”, o lote suplementar é uma opção que permite ao subscritor aumentar em ATÉ 15% a quantidade total de
ações ofertadas.

Um ROAD SHOW é, acima de tudo, a apresentação de uma empresa e dos seus produtos (sejam eles financeiros ou não)

Bookbuilding – O Bookbuilding é um procedimento de COLETA DE INTENÇÕES DE INVESTIMENTOS em determinada ação, feito normalmente por bancos que coordenam ofertas. Normalmente este é o procedimento utilizado no lançamento de ações no mercado de uma empresa, seja uma oferta pública inicial (IPO) ou uma oferta subsequente (mercado secundário).

A instrução CVM nº 400/2003 permite a coleta de intenções de investimentos em oferta pública a partir do protocolo do pedido de registro de distribuição na CVM

O prospecto da oferta é o documento que traz todas as informações importantes sobre a distribuição.

BANCO COORDENADOR: podem ser corretoras, distribuidoras ou bancos de investimentos.

PODE SER MAIS DE UM COORDENADOR, MAS SOMENTE UM SERÁ O LÍDER.

O serviço de banco MANDATÁRIO consiste no repasse dos pagamentos entre a companhia e seus investidores, por meio dos modelos de liquidação mais utilizados pelo mercado.

Já o serviço de agente ESCRITURADOR consiste em manter os registros dos valores mobiliários emitidos, conciliando tais registros com a principal central depositária de mercado, a B3.

LIQUIDANTE: BANCO QUE POSSUA CONTA RESERVA BANCÁRIA JUNTO AO BACEN

O MARKET MAKER, ou em português FORMADOR DE MERCADO, é uma ENTIDADE que PROPORCIONA LIQUIDEZ para o mercado. Em outras palavras, o market maker é um participante do mercado que é capaz de trazer liquidez para a compra e venda dos ativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *