stakeholders: partes interessadas, podendo ser clientes internos e externos
conceitos de marketing: atividades que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes ou futuros, atraves de serviços/produtos antigos ou novos
troca de mercadorias (escambo), tinha como objetivo satisfazer a necessidade de sobrevivência
Marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade
Marketing diferente de vendas e diferente de propaganda
Marketing, foca na satisfação e relação
Vendas, foca na comercialização e imediatista
Propaganda, faz parte do marketing, tem haver com a comunicação da organização que se refere aos quatro P’s do marketing (Produto, preço, praça e promoção), propaganda faz parte do P de promoção.
necessário ter visão holística, enxergar o todo, influenciada e influenciável pelo ambiente interno e externo influenciam ambos
e visão sistêmica, visão de integração com as partes.
a organização deve ser adaptável e flexível para realizar as interações, já que tudo esta em constante mudança
Marketing já foi chamado de MERCADOLOGIA
Marketing atualmente significa Ação de Marcar o Mercado
É um processo social, é a entrega de satisfação