Anotação de Aula

MERCADO MONETÁRIO
O dinheiro circula om uma facilidade muito maior. Porém pode ocorrer um problema indesejável, a inflação.
INFLAÇÃO: É o aumento generalizado dos preços da economia.

1.1 POLÍTICA MONETÁRIA CONTRACIONISTA E EXPANSIONISTA
Contracionista: O Banco Central aumenta a taxa de juros para diminuir a demanda por crédito junto aos bancos, reduzindo a circulação de moeda da economia e, com isso, a redução da inflação devido a diminuição da demanda. Diminui a base monetária com a quantidade de moeda no mercado para combater a inflação.
Obs> *Aumenta-se a taxa de juros.
*Reduz a oferta de moeda.
*Menos moedas, menos liquidez.
*Pessoas passam a consumir menos, comprar menos.
*Pode gerar o desemprego.
*Diminui a inflação.
Expansionista: O Banco Central aumenta a oferta de moeda em circulação no país e reduz as taxas de juros com o objetivo de melhoras o desempenho da economia por meio do aumento do poder de compra para incentivar o consumo. Controlar o desemprego, que pode causar danos sociais muito grandes.
Obs> *Reduz-se a taxa de juros.
*Aumenta-se a oferta de moeda.
*Pode causar a Inflação.
*Pessoas passam a consumir mais, comprar mais.
*Diminui desemprego.

1.2 POLÍTICA MONETÁRIA CONTRACIONISTA E EXPASIONISTA: PARA FAZER ISSO O BANCO CENTRAL TEM 2 GRANDES FERRAMENTAS
Uma delas é a Taxa de Juros Básica: Conhecida também como Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).
Selic é um sistema eletrônico que está no interior do Banco Central e lá ficam guardados os chamados Títulos do Tesouro Nacional.
Obs> *Quando a Taxa Selic aumenta, todos as taxas de juros aumentam. Isso significa, por exemplo, se alguém jogar um empréstimo no banco vai ficar muito mais caro.
*Tudo isso desacelera a economia.

A outra ferramenta utilizada é as chamadas Reservas Bancárias.
Reservas Bancárias são depósitos de bancos em contas do seu Banco Central. Os bancos centrais de alguns países estipulam depósitos compulsórios mínimos.
São as reservaas de moedas que estão no banco. Porém, a maiorias dessas reservas de moedas que estão no banco, estão na FORMA ESCRITURAL.
O que quer dizer FORMA ESCRITURAL? R=Dinheiro Eletrônico.
Obs> Não confunda Dinheiro Eletrônico com bitcoins.
É apenas o valor que fica na sua conta bancária, até que seja sacado.

CARACTERÍSTICAS DO MERCADO MONETÁRIO
São elas: Captação de recursos à vista (Porque está se colocando ou retirando dinheiro do mercado monetário); Curto Prazo; Controlado pelo BACEN; Influência toda a economia.
NEGOCIAÇÃO DOS TÍTULOS DO TESOURO NACIONAL
Para negociar os Títulos do Tesouro Nacional, foi estruturado um mercado chamado de OPEN MARKET.
OPEN MARKET (Mercado Aberto): É o mercado no qual são negociados os Títulos do Tesouro Nacional.
COMO FUNCIONAM AS OPERAÇÕES DE OPEN MARKET
Nestas operações o Banco Central oferece ou compra títulos, impulsionando os depósitos dos bancos comerciais ou, do contrário, liberando mais dinheiro.
Esta operação, em conjunto ao redesconto bancário e o depósito compulsório, faz parte da política monetária que busca atingir a liquidez na economia.
Além de controlar a quantidade de moeda, a OPEN MARKET também tem como objetivo manter a taxa básica de juros conforme a meta do Banco Central, no caso do Brasil, a Selic.
Além disso, as políticas monetárias adotadas podem ter como objetivos a expansão ou a contração da economia, conforme o que é possível pela política monetária.

Obs> *O principal objetivo do Banco Central nessa operação é atingir a economia, em um médio prazo, através da política monetária.
Caso o país esteja em crise, é preciso que a política seja expansionista, para que haja a volta do crescimento. Do contrário, em amplo crescimento, pode ser necessária uma política contracionista.
De maneira simples, a política com objetivo de expansão busca reduzir a taxa básica de juros que equilibre o país com mais buscas por créditos e potenciais investimentos, onde a OPEN MRKET oferece mais liquidez para tal.

DEALERS (Negociar): Também existem o DEARLERS, que são Instituições Financeiras (Bancos), autorizados pelo Banco Central a negociar Títulos do Tesouro Nacional.

TESOURO NACIONAL
São títulos emitidos pelo Governo, por meio do Tesouro Nacional, com a finalidade de captar recursos para o financiamento da atividade pública. Em função disso, são vistos pelo mercado como de baixo risco.
Todos os títulos públicos são ativos de renda fixa, ou seja, o investidor conhece as condições de remuneração no momento da compra do papel, e caso fiquem com o título até o vencimento, a remuneração final será exatamente a contratada na aplicação.
A relação entre taxa de juros e preço unitário é inversamente proporcional. Quando a taxa de juros cai, o preço sobe. Quando a taxa de juros sobe, o preço cai. E essa variação será tanto maior quanto maior for o prazo remanescente do título.

CUPOM
O CUPOM (Comitê de Política Monetária) determina periodicamente a taxa de juros interbancários de referência, a taxa Selic. O CUPOM estabelece as ações que definem a Política Monetária do Governo.

RESOLUÇÕES
— Entre os instrumentos disponíveis para a execução da Política Monetária, destacam-se as Operações de Mercado Aberto (OPEN MARKET), por sua maior versatilidade em acomodar as variações diárias de liquidez (de moeda).

— A movimentação financeira da sociedade, aí incluídas as transações feitas por Instituições Financeiras Bancárias individualmente, mas, de uma forma geral, não se altera o somatório dos saldos de Reservas Bancárias.

— O controle de papel-moeda emitido e o das Reservas Bancárias, que juntos formam o passivo monetário do BACEN ou a Base Monetária, implicam o controle dos meios de pagamento mais básicos no país, que são o papel-moeda em poder do público e os depósitos à vista nas instituições financeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *