MERCADO CAMBIAL OU DE CÂMBIO/DIVISA
É o mercado no qual são trocadas/negociadas as moedas de diferentes nacionalidades.
QUEM É QUE ATUA NO MERCADO DE CÂMBIO?
Além do Banco Central e das demais Instituições Financeiras, as empresas atuam nessa área porque elas precisam de moedas estrangeiras para comprar produtos importados.
QUEM PODE COMPRAR E VENDER MOEDA ESTRANGEIRA?
Pessoas físicas ou jurídicas podem comprar ou vender moeda estrangeira. Devem se dirigir a uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio com a documentação exigida.
REGIME DE CÂMBIO FLUTUANTE SUJO
É aquele regime no qual de tempos em tempos o Banco Central INTERFERE comprando e vendendo moeda estrangeira.
E para que são essas interferências? R= Para estabilizar o mercado de câmbio.
MERCADO DE CÂMBIO
⦁ Fiscalizado pelo BACEN;
⦁ Atuam agentes autorizados pelo BACEN;
⦁ Operações com moeda estrangeira.
RESOLUÇOES
— Uma DESVALORIZAÇÃO cambial da moeda Brasileira (REAL) frente a moeda Norte-Americana (DÓLAR), implica o estímulo às exportações Brasileiras para o Estados Unidos.
*Obs> Mais desvalorizado o REAL, mais barato o real fica, mais barato as mercadorias brasileiras. (Isso vale para quem está no exterior).
— No Brasil, o atual mercado de câmbio engloba as operações de compra e de venda de moeda estrangeira. As operações de compra e de venda de moeda nacional entre residentes, domiciliados ou com sede no país, e residentes, domiciliados ou com sede no exterior, além de operações com ouro-instrumento cambial, realizadas por intermédio das instituições autorizadas pelo BACEN.
— Participam do Mercado de Câmbio as Administradoras de Cartão de Crédito e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
— As Pessoas Físicas e as Pessoa Jurídicas podem comprar e vender moeda estrangeira ou realizar transferências internacionais em reais, de qualquer natureza, sem limitação de valor, observada a legalidade da transação, tendo como base a fundamentação econômica e as responsabilidades definidas na respectiva documentação.
— Não há restrição para remessas, a Título de Investimento direto no exterior, por parte de pessoas físicas.