SEGMENTAÇÃO DE MERCADO: escolher e PROSPECTAR um GRUPO de CONSUMIDORES que tenham NECESSIDADES parecidas, PODER AQUISITIVO e AUTORIDADE( poder de decisão)
5 forças competitivas de PORTER:
Poder dos consumidores (poder aquisitivo)
Poder dos fornecedores
Atuação da concorrência( BENCHMARKING) apropriar – se das melhores práticas.
Ameaça de novos ENTRANTES. (novos concorrentes)
Produtos substitutos (ENTROPIA) quando o produto sofre envelhecimento e não têm mais demanda.
MARKETING DE MASSA: produtos de conveniência, de MASSA ( PREÇOS ACESSÍVEIS)
objetivo: ATENDER UMA GRANDE PARCELA DA POPULAÇÃO
MARKETING DE SEGMENTO: formado por um GRANDE grupo de COMPRADORES IDENTIFICÁVEIS.
objetivo: concentrar seus esforços de maneira ADEQUADA ao público específico.
MARKETIG DE NICHO: grupo mais RESTRITO de compradores
objetivo: CONHECER bem mais as necessidade dos cliente se tornando um ESPECIALISTA em um assunto
MARKETING LOCAL: voltado para as características REGIONAIS E LOCAIS dos consumidores
MARKETING INDIVIDUAL (one by one): é o segmento mais SUBDIVIDIDO que se possa ter. O mais PERSONALIZADO
EX. Móveis sob medida. chuteiras feitas exclusivamente para um jogador.