MATRIZ BCG – Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Ela permite analisar e classificar os produtos da empresa e priorizar e gerenciar os esforços dedicados a cada um deles. (BOSTON CONSULTING GROUP)
PRODUTOS CLASSIFICADOS PELA MATRIZ:
PONTO DE INTERROGAÇÃO:
Também conhecido como CRIANÇA PROBLEMA(porque dá gasto) ou DILEMA(dúvida) ou OPORTUNIDADE(pode ser que lá na frente de resultado). Exige ALTOS INVESTIMENTOS, tem BAIXO RETORNO SOBRE ATIVOS E BAIXA PARTICIPAÇÃO DO MERCADO (MARKET SHARE)
ESTRELA:
Exige GRANDES INVESTIMENTOS e é REFERÊNCIA no mercado. Tem ALTAS RECEITAS e ALTAS TAXAS DE CRESCIMENTO. FICA FREQUENTEMENTE EM EQUILÍBRIO QUANTO AO FLUXO DE CAIXA.
VACA LEITEIRA:
Os lucros e geração de caixa são ALTOS. NÃO SÃO NECESSÁRIOS ALTOS INVESTIMENTOS. Detém uma QUOTA DO MERCADO considerável. (MARKET SHAR)
ABACAXI:
Conhecido como CÃO DE ESTIMAÇÃO ou VIRA – LATA. Os “ABACAXIS” devem ser evitados e minimizados em uma empresa.
A BAIXA PARTICIPAÇÃO DO MERCADO gera POUCOS LUCROS, mas estes estão associados a um BAIXO INVESTIMENTO. Os produtos devem ser POSICIONADOS de maneira atrativa e rentável pela empresa, ou ABANDONAR o produto se a RENTABILIDADE não for possível