Gerenciamento de conflitos (Crise)= visa a uma redução de prejuízos internos ou externos. Por quê? Porque pessoas têm interesses e diferenças e isso pode conduzir a um conflito de interesse. Os conflitos organizacionais= na maioria das vezes são ocasionados por pessoas.
Condições e predisposições para estes conflitos= diferenciação das atividades, recursos compartilhados, atividades interdependentes,
Tipos de conflitos: conflito latente (oculto, velado), conflito percebido, conflito sentido, conflito manifesto, conflito construtivo ou funcional, conflito disfuncional, conflitos interpessoais. 02 tipos de conflitos interpessoais: Hierárquicos e Pessoais. Os conflitos podem trazer efeitos funcionais ou disfuncionais. Ou seja, podem ter seus efeitos positivos ou efeitos negativos. Dos efeitos positivos= bons elementos de socialização trazem equilíbrio de poder dentro da organização e propiciam a formação de alianças. Dos efeitos negativos= desviam a atenção dos reais objetivos e a eterna derrota para os grupos, a percepção estereotipada a respeito dos envolvidos.
Conflitos= ideias antagônicas, colidentes. Ocorre entre grupos e organizações. Diferenças= atritos decorrentes de interações.